Pular para o conteúdo

Taquara e colônias ao redor

Para a grande região que inclui Taquara e uma grande área, desde o Nordeste desta cidade, indo para o Norte até a Serra Geral e para Leste até Maquiné há vários mapas cadastrados no site. Além de Taquara (Mundo Novo), os mapas cobrem Rolante, Três Coroas, Caraá e Santo Antônio da Patrulha.

Como há muita sobreposição entre estes mapas, optamos por explicá-los em conjunto nesta página.

Mapas digitalizados

  • RS – Mundo Novo
    Mapa não datado da Colônia Mundo Novo de Tristão Monteiro situada nas margens do Rio Paranhama, ao Norte de Taquara. Os lotes estão identificados, mas não há nomes de proprietários. O mapa é bastante preciso e me foi fornecido por Otavio Boni Licht.
  • RS -Três Coroas – 1959
    Este mapa de 1959 inclui a área coberta pelo mapa precedente, mas abrange uma área bem maior, incluindo também a região do Rio da Ilha e seus afluentes, subindo até a Serra Geral. Na margem esquerda do Rio Paranhama, onde ficava a Colônia de Mundo Novo de Tristão Monteiro e na região de Três Coroas, os lotes estão identificados.  
    No restante do mapa, estão representadas picadas e grandes propriedades. Para estas últimas, está indicado o nome do sesmeiro original de 1820/1821 ou, no caso de nomes alemães, o nome de segundos-proprietários que compraram a propriedade dos sesmeiros originais.
    Este mapa foi disponibilizado por Germano Noll e fazia parte da mapoteca de José Adriano Flesch (vide postagem correspondente).
    Marcadores – apenas as picadas estão marcadas.
  • RS – Gramado – 1936
    Pequeno mapa que mostra a cidade de Gramado em 1936. Este mapa igualmente foi disponibilizado por Germano Noll e fazia parte da mapoteca de José Adriano Flesch (vide postagem correspondente).
    José Adriano Flesch era proprietário de terras na cidade. Ele assinalou suas propriedades no mapa, juntamente com a localização de sua residência.
    Além de mostrar o traçado das ruas e da via férrea, o mapa mostra a localização da igreja e de alguns prédios públicos. 
    Na época, devido ao clima mais frio e ao acesso por via férrea, Gramado era uma estação de veraneio, o que é indicado pelos vários hotéis que aparecem no mapa (Sperb, Fisch, Candiogo e Bertolucci), e já prenunciava a vocação turística da região.
  • RS – Rolante – 1954
    Este mapa cobre a região a Leste dos mapas de Mundo Novo e Taquara acima descritos.
    Na região que vai de Rolante até Maquiné, o mapa é bem detalhado, mostrando picadas e lotes. Mais para o Norte, próximo a São Francisco de Paula, são mostradas picadas, e grandes propriedades, sem detalhamento de lotes.
    Em geral, o mapa é preciso em relação à realidade, exceto na região próxima a Maquiné. Nesta região foi necessário distorcer o mapa para adequá-lo ao mapa atual.
    Esse mapa me foi passado por Otavio Licht, em alta resolução. Igualmente foi disponibilizado por Germano Noll e fazia parte da mapoteca de José Adriano Flesch (vide postagem correspondente).
    Marcadores – apenas as picadas estão marcadas.
  • RS – Taquara – Nordeste
    Mapa da região Nordeste de Taquara. Cobre uma área menor que a do mapa precedente. Mostra grandes propriedades e seus proprietários. Não são mostradas colônias. Os nomes de alguns proprietários, como Jacob Diefenthaeler e João Schmitt, indicam tratar-se da época entre 1860 e 1890. Mapa obtido por Otavio Boni Licht.
  • RS – Taquara – 1946
    Mais um mapa cobrindo o município de Taquara. O mapa é de 1946 e foi obtido por Otavio Boni Licht.
    Trata-se de um mapa menos fiel à realidade e obtido em baixa resolução, o que prejudica a aproximação. Em três áreas, Leste de Nova Petrópolis, Sul de Taquara e Sul de São Francisco de Paula, mostra o detalhamento em lotes, mas estes não estão numerados.
    Marcadores – apenas as picadas estão marcadas.
  • RS – Caraá
    Mapa da Colônia de Caraá e picadas adjacentes. O mapa não está datado, mas deve ser da primeira metade do Século XX, quando atuava o Agrimensor José Adriano Flesch, seu autor.
    Parece bastante fiel à realidade e está em alta resolução, o que permite boa aproximação. Mostra picadas e lotes, que estão numerados. Não contém nomes de proprietários.
    Mais um mapa disponibilizado por Germano Noll. Fazia parte da mapoteca de José Adriano Flesch (vide postagem correspondente).
    Marcadores – apenas as picadas estão marcadas.
  • RS – Santo Antônio da Patrulha – 1949
    Cobre o município de Santo Antônio da Patrulha em 1949, indo até o início da Serra Geral.
    Este é o maior dos mapas descritos nesta postagem.
    Mostra picadas, sem divisão em lotes, juntamente com grandes propriedades. Para estas últimas, está indicado o nome do sesmeiro original de 1820/1821 ou, no caso de nomes alemães, o nome de segundos-proprietários que compraram a propriedade dos sesmeiros originais.
    Este mapa foi disponibilizado por Germano Noll e fazia parte da mapoteca de José Adriano Flesch (vide postagem correspondente).
    Marcadores – apenas as picadas estão marcadas.

Mapa vetorizado – Taquara

Para esta região há um mapa vetorizado, denominado Taquara. Este mapa foi construído por Otavio Boni Licht, tendo como base principalmente o primeiro dos mapas antigos a seguir:

  • Prefeitura Municipal de Taquara. Planta do município de Taquara. Apresentado em observância ao Decreto 720 de 29 de Dezembro de 1944. Escala 1:200.000. 1946 (digitalizado como RS – Taquara – 1946)
  • José Adriano Flesch. Planta do Município de Rolante. Lei nº 2527 de 12/12/1954. Escala 1:50.000. Aratinga. 20/03/1963. (digitalizado com RS – Rolante – 1954)
  • Planta Colônia do Mundo Novo. Terras colonizadas por Tristão José Monteiro, situadas no município de Taquara. Medição efetuada por Eugênio Dupasquier. Escala 1:31.600. sem local. (digitalizado como RS – Mundo Novo)
  • José Ebling. Planta da Colônia Três Forquilhas – 2ª Secção Três Forquilhas. Município de Torres. Area total 26.166.000 m². Escala 1:10.000. 1944. Desenho por João Moravsky Itapeva 8/11/1945.
  • Colônia Três Forquilhas. Secção Três Forquilhas. Município de Osório. Secretaria da Agicultura, Indústria e Comércio. Diretoria de Terras e Colonização. Inspetoria de Terras do Leste. Escala 1:10.000. 1942.
  • Mario Machado Cardoso. Planta Geral do Vale do rio Três Forquilhas. Secretaria da Agicultura, Indústria e Comércio. Diretoria de Terras e Colonização. Inspetoria de Terras do Leste. Escala 1:50.000. Três Forquilhas 27/12/1941. Planta T 123.

Neste mapa, apenas algumas picadas estão detalhadas em lotes.

Proprietários

Para esta região não há proprietários cadastrados.