Taquara: dois novos mapas adicionados

Adicionei mais dois mapas digitalizados referentes à região próxima a Taquara, Rolante e São Francisco de Paula, que me foram passados por Otavio Boni Licht.

O mapa digitalizado Taquara – Nordeste abrange uma grande área entre as cidades de Taquara e São Francisco de Paula. Mostra grandes propriedades e os nomes de seus proprietários. Não são mostradas colônias. Pelos nomes de alguns proprietários, como Jacob Diefenthaeler e João Schmitt, estima-se que o mapa seja do período entre 1860 e 1890.

Já o mapa Mundo Novo refere-se à Colônia de Santa Maria do Mundo Novo, situada à margens do rio Santa Maria (hoje Rio Paranhana). O mapa não está datado. A colônia foi habitada a partir de 1846. O mapa deve ser de data posterior, visto que os lotes já estão demarcados. Não contém nomes de proprietários.

Juntamente com estes dois mapas, temos um conjunto de cinco mapas cobrindo esta região:

  • O mapa vetorizado de Taquara que cobre toda a região. Trata-se de uma mapa menos preciso. Em grande parte, contém apenas os contornos de grandes picadas e propriedades. Apenas algumas poucas picadas vão até o nível de lote. Entretanto, como o GeoColony, o software que exibe os mapas, permite mostrar de forma combinada um mapa digitalizado e um mapa vetorizado, este mapa pode ser útil como um guia para visualizar um mapa digitalizado da mesma região. Eu explico isto em um vídeo que está linkado ao final desta postagem.
  • O mapa digitalizado Taquara 1946 igualmente cobre toda região. Foi ele que serviu de base para a confecção do mapa vetorizado mencionado no item anterior. Como foi georrefenciado mais recentemente, parece mais fiel à realidade.
  • O mapa digitalizado de Rolante cobre a parte Leste da região toda. Este mapa é muito detalhado e preciso e contém lotes com respectiva numeração.

O vídeo a seguir descreve o relacionamento entre estes cinco mapas e explica como navegar entre eles.