Santa Maria de Soledade

Para a Colônia de Santa Maria de Soledade, o site contém dois mapas, ambos fornecidos por Otavio Boni Licht.

O mais completo é o mapa digitalizado RS – Santa Maria de Soledade – 1875. Esta colônia havia sido criada em 1857 por Montravel, Silveiro & Cia, empresa de colonização fundada por Montravel (à vezes referenciado com o título de Conde), Israel Soares de Barcelos, Dionísio de Oliveira Silveiro e João Coelho Barreto. Como pode ser visto no mapa, a Colônia era dividida em quatro picadas, cada uma com o nome de um dos sócios.
Este mapa é bastante fiel à realidade. Os lotes estão numerados, mas não contém os nomes dos proprietários. Segundo uma lista de códices relativos à imigração encontrados no Arquivo Histórico do RS, seria o Códice C313 aquele que contém uma relação de proprietários desta colônia. Na postagem em que a publicação desse mapa digitalizado é anunciada, há um vídeo explicando o mapa em detalhe.

Além do mapa digitalizado, o site contém o mapa vetorizado Santa Maria da Soledade, que cobre uma parte menor da região.

Ainda não temos proprietários cadastrados no banco de dados, mas uma relação de proprietários já foi levantada (vide postagem específica).