Santa Maria de Soledade

Para a Colônia de Santa Maria de Soledade, o site contém dois mapas, ambos fornecidos por Otavio Boni Licht.

O mais completo é o mapa digitalizado RS – Santa Maria de Soledade – 1875. Esta colônia havia sido criada em 1857 por Montravel, Silveiro & Cia, empresa de colonização fundada por Montravel (à vezes referenciado com o título de Conde), Israel Soares de Barcelos, Dionísio de Oliveira Silveiro e João Coelho Barreto. Como pode ser visto no mapa, a Colônia era dividida em quatro picadas, cada uma com o nome de um dos sócios.
Este mapa é bastante fiel à realidade. Os lotes estão numerados, mas não contém os nomes dos proprietários. Segundo uma lista de códices relativos à imigração encontrados no Arquivo Histórico do RS, seria o Códice C313 aquele que contém uma relação de proprietários desta colônia. Na postagem em que a publicação desse mapa digitalizado é anunciada, há um vídeo explicando o mapa em detalhe.

Associados aos lotes do mapa digitalizado, há proprietários. Este é o primeiro mapa do site em que começamos a utilizar a nova versão do Geocolony que permite marcar lotes em mapas digitalizados e associá-los a proprietários. A relação de proprietários igualmente está disponível para download em uma postagem específica.

Além do mapa digitalizado, o site contém o mapa vetorizado Santa Maria da Soledade, que cobre uma parte menor da região.

(postagem atualizada em 27/06/2021 para refletir o fato de o banco de dados conter proprietários desta colônia)