Nova Petrópolis

A Colônia de Nova Petrópolis aparece em vários mapas no site.

Mapa vetorizado

O mapa vetorizado Nova Petrópolis contem 1.034 lotes desta colônia. Para 362 lotes, o site cadastra proprietários. Este mapa foi vetorizado por Otavio Licht, usando como fonte os seguintes mapas antigos:

  • Sem autor. Colônia Nova Petrópolis. Escala 1:40.000. Sem local. Sem data
  • José Adriano Flesch. Planta de Terras em domínio do Estado situadas no lugar denominado “Linha Henrique d’Avila” no 3º Districto do Município de Taquara. Escala 1:10.000. Planta nº 66. Gramado. 1º/11/1918.

Os proprietários cadastrados por Otavio Licht foram levantados nos seguintes códices do Arquivo Histórico do RS:

  • [AP062] – (observação: parece tratar-se de numeração antiga usada pelo Arquivo Histórico do RS – refere-se a Registro de Títulos de Prazos das Colônias de Barão de Santo Ângelo e Nova Petrópolis)
  • [F1220] – (observação: consta de uma lista de códices faltantes – pela numeração parece tratar-se de Registro de Prazos Colônias de Santa Cruz e Nova Petrópolis)
  • [F1221] – Registro de Títulos de Prazos Coloniais – Diretoria Geral da Fazenda Provincial (antigo nº 75) – Nova Petrópolis e Barão de Santo Ângelo – 1859-1869
  • [F1223] – Registro de Títulos de Prazos Coloniais – Diretoria Geral da Fazenda Provincial (antigo nº83) – Nova Petrópolis e Barão de Santo Ângelo – 1877-1882
  • [F1224] – Registro de Títulos de Prazos Coloniais – Diretoria Geral da Fazenda Provincial (antigo nº84) – Nova Petrópolis e Barão de Santo Ângelo – 1882-1890

Mapas digitalizados

Especificamente de Nova Petrópolis, o site contém dois seguintes mapas digitalizado:

  • RS – Nova Petrópolis (detalhado)
    Este é o mapa digitalizado mais completo de Nova Petrópolis que temos no site. Ele fazia parte da Mapoteca de José Adriano “Juca” Flesch (vide postagem).
    O mapa não está datado. Como foi de propriedade de Juca Flesch, deve ser de antes da época de atuação deste (1930-40). Os lotes estão numerados. Não contém nomes de proprietários. 
    Se compararmos a disposição dos lotes com o mapa da Google, veremos tratar-se de um mapa bastante preciso.
    Uma curiosidade deste mapa é via férrea que ia até Canela, passando por Gramado. Como era necessário vencer uma grande altitude em um trecho curto, os engenheiros usaram uma solução criativa, o chamado “rabicho”. Para evitar a construção de túneis que não cabiam no orçamento da obra, o trem subia de ré no trecho que recebeu a denominação de rabicho (vide história neste link externo).
  • RS – Nova Petrópolis – 1954-1956
    Mapa com as picadas da colônia de Nova Petrópolis. Cópia publicada por Jonas Ebling Rambow no grupo Genealogia RS do Facebook. Não tem lotes. O mapa parece ser menos preciso que o precedente.

Além desses dois mapas específicos da colônia, Nova Petrópolis aparece nos seguintes mapas de outras colônias: