Navegando nos mapas

Os dados contidos no banco de dados geográfico podem ser acessados de várias formas, usando os ícones que aparecem na parte superior direita dos mapas.

Clicando no ícone de busca (🔎), é aberto um painel que permite encontrar lotes por vários critérios:

  • Por colônia/linha
    • Seleciona-se o nome da colônia desejada e, após, o nome da picada. Aqui usa-se o nome picada para o que, em algumas fontes é chamado de linha e em outras, travessa . Ao clicar sobre o nome da linha, todos lotes da mesma são exibidos no mapa. Este procedimento pode ser repetido, permitindo a visualização de outras colônias ou picadas. 
  • Por nome de localidade
    • É possível fazer buscas usando o nome atual de uma localidade. Neste caso, deve ser fornecido o nome do município próximo ao qual encontra-se a picada procurada. Como resultado da busca, são mostrados os nomes de todas linhas próximas ao município escolhido. Clicando no nome da linha, seus lotes são exibidos. Somente são exibidos municípios para os quais há picadas no banco de dados.
  • Por sobrenome do proprietário
    • Outra forma de acessar os dados é fazer uma pesquisa por sobrenome do proprietário. A busca exibe sobrenomes similares ao fornecido. Clicando no sobrenome, os lotes do proprietário são exibidos.

O ícone de visualização (👁) abre um painel de seleção com todos itens que foram buscados. Clicando em um item, o mesmo é exibido no mapa. Clicando no símbolo ‘x’ que precede o item, o mesmo é excluído do mapa.

No mapa, ao clicar sobre um lote, são mostrados os dados do lote em questão, bem como os dados de seus proprietários, quando conhecidos. Entre os dados do lote, há um ícone de link (🔗) que permite copiar o endereço do lote, para compartilhamento e referências em outros sites.

Caso o usuário utilize o mesmo navegador em diferentes visitas, o sistema lembra os últimos itens pesquisados.

Como a exibição é feita com o Google Maps, todas facilidades deste serviço, podem ser usadas. Significa que é possível fazer zoom no mapa e também alternar entre exibição sobre o mapa e/ou sobre imagem de satélite.