Assim como os mapas vetorizados, agora é possível navegar também nos mapas digitalizados, usando símbolos marcadores de picadas e lotes. Igualmente, é possível associar proprietários aos lotes nos mapas digitalizados.
Quando desta postagem, o único mapa digitalizado que tem lotes marcados com proprietários associados é o de Santa Maria da Soledade, mas outros devem seguir.
Ao abrir um mapa digitalizado, marcadores para cada picada são mostrados.
O mapa da figura acima corresponde a uma parte da Colônia de Santa Maria da Soledade. Nele, as três picadas, Districto Montravel, Districto Coelho e Linha Forromeco estão marcadas.
Um marcador em cor vermelha indica que há lotes marcados para a picada em questão, enquanto que um marcador em cor azul indica o contrário.
Clicando em uma picada, a mesma é selecionada e seus dados são exibidos.
Clicando novamente no marcador da picada, são exibidos marcadores dos lotes da mesma.
Aqui, a cor vermelha indica que o lote tem proprietários informados, enquanto que a cor azul indica o contrário.
De forma análoga às picadas, quando um marcador de lote é clicado, o mesmo é selecionado e seus dados são exibidos.
A navegação e a busca nos mapas digitalizados se dão de forma análoga a dos mapas vetorizados. É possível buscar picadas e proprietários com base em seu nome e o GeoColony guarda as últimas picadas e os últimos proprietários visitados. Os controles do mapa, para exibir/ocultar objetos com proprietários, alternar a visão do mapa Google entre terreno e satélite, ocultar/exibir o mapa digitalizado, ocultar/exibir os marcadores e retornar ao nível mais abrangente do mapa funcionam de maneira análoga nos dois tipos de mapas.
A idéia foi de tratar os dois tipos de mapas de forma semelhante, apenas distinguindo a forma de representar os objetos no mapa (polígonos no mapa vetorizado e marcadores no mapa digitalizado).
Mais detalhes sobre a navegação nestes mapas pode ser vista nos vídeos de ajuda, mais especificamente no vídeo que trata de mapas digitalizados que está linkado abaixo: