Sobre

Este site disponibiliza o aplicativo GeoColony, que permite a visualização geográfica de antigas colônias alemãs e italianas sobre um mapa Google.

São disponbilizados dois tipos de mapas:

Mapas vetorizados

mapa vetorizado
Mapa vetorizado

Um mapa vetorizado é um mapa construído a partir de mapas antigos e/ou de documentos de posse de terras. Um mapa vetorial é constituído por polígonos, cada um representando o contorno de um lote colonial. Os lotes são organizados em polígonos maiores, formando uma picada ou linha. Por sua vez, as picadas são organizadas em colônias.

Lotes, picadas e colônias são exibidos sobre um mapa Google, na posição aproximada de sua localização original.

Para muitos lotes, o banco de dados contém os proprietários juntamente com informações referentes à posse do lote, como seu preço ou a data de sua aquisição.

O banco de dados pode ser pesquisado por vários critérios: nome do proprietário, nome da colônia ou nome da picada.

Atualmente, o banco de dados comprende 24.338 lotes. Para 15.210 destes lotes, o banco de dados contém também informações sobre seus proprietários na época da imigração.

Para maiores detalhes sobre os mapas vetorizados, clique aqui.

Mapas digitalizados

Mapa digitalizado

Um mapa digitalizado é um mapa antigo que foi transformado em uma imagem de computador e é exibido sobre o mapa Google na posição aproximada da respectiva colônia.

O GeoColony permite visualizar o mapa digitalizado em vários níveis de aproximação. Alem disso, é possível alternar a visualização entre mapas digitalizados e mapas vetorizados que cubram uma certa região.

As picadas que aparecem em uma mapa digitalizado encontram-se marcadas. Desta forma, nas buscas por uma picada, é possível encontrar tanto o mapa vetorizado que a contém, quanto os mapas digitalizados nos quais a picada encontra-se marcada.

Maiores detalhes sobre os mapas digitalizados encontram-se aqui.

Históricos

Além dos mapas, o site também contém alguns históricos que documentam a evolução de colônias através de mapas. Na presente versão, o site contém históricos para as colônias de Santa Cruz e Maratá.

Ajuda

O funcionamento do aplicativo GeoColony é explicado através de alguns vídeos que estão na página de Ajuda.

Entrevista com os autores

O pessoal do grupo GenealogiaRS do Facebook realizou no dia 13/10/2020 uma entrevista online (live) com os autores. Ela pode ser vista através do link abaixo:

Como contribuir

Estou interessado em mapas adicionais aos já publicados ou em mapas com maior resolução do que os apresentados. Contribuições neste sentido são muito bem vindas. Por favor, faça contato através do meu email: carlos.heuser@gmail.com.

Responsável pelo site

Eu sou Carlos A Heuser, engenheiro, com mestrado e doutorado em Computação. Por mais de 40 anos, atuei na UFRGS, inicialmente como desenvolvedor de software e mais tarde como docente no Instituto de Informática.

Este site faz parte de um portal maior, no qual publico o resultado de minhas pesquisas genealógicas, que venho realizando desde o início dos anos 2.000.

Além disso, o portal contém informações sobre meus livros didáticos de Informática (Projeto de Banco de Dados, Banco de Dados Relacional), bem como sobre fotografia (meu site, site de minha esposa, Eliane Heuser).