Apresentação

Este site disponibiliza o aplicativo GeoColony, que permite a visualização geográfica de mapas antigos sobre um mapa Google.

Os mapas antigos apresentados referem-se a regiões de colonização no Sul do Brasil. Atualmente, o site contém mapas que cobrem regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Associado aos mapas há um cadastro de proprietários dos lotes coloniais.

O banco de dados pode ser pesquisado por vários critérios: nome do proprietário, nome da colônia e nome da picada. Atualmente, ele compreende 24.340 lotes. Para 15.265 destes lotes, há informações sobre seus proprietários na época da imigração.

Maiores detalhes sobre o conteúdo do site podem ser vistos na página de abertura do mesmo.

O funcionamento do aplicativo GeoColony é explicado através de alguns vídeos que estão na página de Ajuda.

Responsável pelo site

Eu sou Carlos A Heuser, engenheiro, e mestre e doutor em Ciência da Computação. Por mais de 40 anos, atuei na UFRGS, inicialmente como desenvolvedor de software e mais tarde como docente no Instituto de Informática.

Este site faz parte de um portal maior, no qual publico o resultado de minhas pesquisas genealógicas, que venho realizando desde o início dos anos 2000.

Além disso, o portal contém informações sobre meus livros didáticos de Informática (Projeto de Banco de Dados e Banco de Dados Relacional), bem como sobre fotografia (meu site, site de minha esposa, Eliane Heuser).

Como contribuir

Estou interessado em mapas adicionais aos já publicados ou em mapas com maior resolução do que os apresentados. Contribuições neste sentido são muito bem vindas. Por favor, faça contato através do meu email: carlos.heuser@gmail.com.

Entrevista com os autores

O pessoal do grupo GenealogiaRS do Facebook realizou no dia 13/10/2020 uma entrevista online (live) com os autores. Ela pode ser vista através do link abaixo: