
Mapa digitalizado – SC – Teresópolis – Rio Capivari – 1863
O mapa SC – Teresópolis – Rio Capivari – 1863 cobre uma picada específica da Colônia Teresópolis, a picada do (Alto) Rio Capivari. A colônia Teresópolis foi fundada em 1860. Além da sede, a colônia possuía seis picadas coloniais: Rio Cedro, Rio Miguel, Rio Cubatão, Rio Novo, Rio Salto e Rio Capivari. Dessas picadas, apenas este mapa foi encontrado.
Eu recebi o mapa do pesquisador Carlos Steiner, autor de uma importante trilogia sobre as colônias Teresópolis e Santa Isabel em Santa Catarina, mapas digitalizados destas duas colônias. O presente mapa foi repassado a Carlos Steiner pelo Prof. Valberto Dirksen, professor aposentado de História da UFSC. Prof. Valberto encontrou o mapa na mapoteca da Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina. Mais tarde, este acervo foi transferido para a sede do Ministério Público Federal/SC.
O mapa é de 1863 e está em alta resolução, permitindo boa aproximação. Os lotes estão numerados e anotados com o nome do proprietário na época.
O georreferenciamento pode não estar muito preciso, já que apenas o leito do Rio Capivari serviu como referencial. Significa que a localização dos lotes é apenas aproximada.