Colônia Teresópolis – Região do Rio Capivari

Recentemente, recebi do pesquisador Carlos Steiner, autor de uma importante trilogia sobre as colônias Teresópolis e Santa Isabel em Santa Catarina, mapas digitalizados destas duas colônias.

A presente postagem refere-se ao mapa SC – Teresópolis – Rio Capivari – 1863.

Este mapa cobre uma picada específica da Colônia Teresópolis, a do (Alto) Rio Capivari. A colônia Teresópolis foi fundada em 1860. Além da sede, a colônia possuía seis picadas coloniais: Rio Cedro, Rio Miguel, Rio Cubatão, Rio Novo, Rio Salto e Rio Capivari. Dessas picadas, apenas este mapa foi encontrado. O mapa foi repassado a Carlos Steiner pelo Prof. Valberto Dirksen, professor aposentado de História da UFSC. Prof. Valberto encontrou o mapa na mapoteca da Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina. Mais tarde, este acervo foi transferido para a sede do Ministério Público Federal/SC.

O mapa é de 1863 e está em alta resolução, permitindo boa aproximação. Os lotes estão numerados e anotados com o nome do proprietário na época.

O georreferenciamento pode não estar muito preciso, já que apenas o leito do Rio Capivari serviu como referencial. Significa que a localização dos lotes é apenas aproximada.