Pular para o conteúdo

Colaboradores

Este site não existiria sem o trabalho dos colegas pesquisadores listados nesta página. Obrigado a todos!

A seguir enumero os colaboradores e suas contribuições na ordem cronológica.

Otavio Boni Licht

A idéia original da construção deste site vem do Otávio, que havia construído vários mapas vetorizados com respectivas listas de proprietários e desejava publicá-los.

Com exceção dos  mapas vetorizados de Maratá, Fazenda Vitória e da Povoação de Santa Cruz, todos os demais mapas vetorizado são de autoria de Otávio. Além dos mapas vetorizados, foi ele quem obteve muitos dos mapas digitalizados que temos no site. 

O saudoso Frei Rovílio Costa foi um dos incentivadores e principais colaboradores, cedendo um mapa de integração das colônias italianas originalmente publicado na Itália. 

A confecção dos mapas vetorizados foi um trabalho demorado, que exigiu desenhar diretamente no monitor o contorno de cada lote na posição geográfica mais precisa possível, já que a entrada eram mapas antigos. Depois disso, foram agregadas as informações do nome da colônia, linha ou travessão ou picada, zona e número a cada lote.

Finalmente, a partir da digitação de livros e registros de colonos, foram incorporados os nomes de proprietários e as respectivas informações de posse. 

Neste trabalho foram levantados 24.208 lotes. Para 15.171 deles foi possível identificar proprietários, que formam um banco de dados com 16.174 pessoas.

Este conjunto de mapas e proprietários constituiu a primeira versão deste site.

Além dos mapas vetorizados, Otavio cedeu um grande número de mapas digitalizado, conforme registrado no índice geral de mapas.

Lauri Valdemar Krug

Há anos, o pesquisador Lauri Valdemar Krug vem levantando proprietários e mapas das colônias alemãs ao Norte de Montenegro. 

A abordagem de Lauri Krug foi diferente daquela adotada por Otavio Licht. Enquanto Otavio partiu de mapas antigos existentes, na falta destes, Lauri partiu diretamente dos registros das terras. A partir da descrição de cada lote e usando seu conhecimento da região, em um trabalho minucioso, foi criando o contorno de cada lote e registrando seus proprietários em um banco de dados.

Estes dados foram adaptados ao formato do site resultando nos mapas vetorizados da Colônia Maratá e da Fazenda Vitória (vide links para os mapas na página referente à região ao Norte de Montenegro)

Além do mapa propriamente dito, Lauri também escreveu dois artigos históricos bem documentados da Colônia Maratá e da Fazenda Vitória cobrindo o período desde a época das Sesmarias até o início da colonização destas áreas.

Bruno Kadletz

Bruno Kadletz é um pesquisador de Santa Catarina, conhecido pelo magnífico livro que co-autorou sobre a Colônia de Blumenau.

Foi ele quem digitalizou em alta-resolução os mapas de Grão Pará e de Blumenau que se encontram no site.

Germano Noll

Germano Noll, de Porto Alegre, é o responsável pela digitalização da mapoteca de José Adriano Flesch (vide artigo correspondente).

José Adriano Flesch (“Juca” Flesch), nascido ao redor de 1880 em Taquara, residente em Gramado e falecido em 1962 em Torres (Morrinhos), foi um agrimensor e funcionário do Estado do RS. Em Gramado, há uma praça que leva seu nome.

Juca Flesch confeccionou/colecionou vários mapas de colônias no RS, principalmente na região entre Gramado, Taquara e São Francisco de Paula.

A mapoteca de José Adriano Flesch foi legada para seu filho Basilides Adriano Flesch, nascido em 1919 em Taquara e contador em Porto Alegre, onde faleceu em 1988. Basilides deixou a mapoteca para seu filho, o Arquiteto Carlos Armando Flesch (*Porto Alegre, 1955), que a doou ao Engenheiro Germano Noll, genealogista.

Germano Noll se incumbiu da tarefa de digitalizar os mapas e divulgá-los para bibliotecas e prefeituras. Em 2018, Germano me repassou os mapas já digitalizados em alta resolução para publicação no site.

Carlos Steiner

Carlos Steiner é autor de uma importante trilogia sobre as colônias Teresópolis e Santa Isabel em Santa Catarina.

Ele me repassou vários mapas referentes a estas colônias, dos quais consegui georrefenciar apenas um, o mapa referente à Picada Rio Capivari da Colônia Teresópolis.

Adair Oberger, Marc Storms e Pedro Argenti

Adair Oberger, Marc Storms e Pedro Argenti são os responsáveis pela lista de proprietários de Santa Maria da Soledade.

Como resultado de algumas visitas ao Arquivo Histórico do RS, Adair obteve um mapa de Santa Maria da Soledade. O mapa é particularmente importante, por possuir anexada uma lista de proprietários. Presume-se que a relação de proprietários seja de ao redor de 1860.

Adair, Marc e Pedro fizeram o trabalho de digitação da relação de proprietários que aparece no mapa e gentilmente disponibilizaram esta relação para publicação no site das colônias (vide página).

Wellington Pitt

O Engenheiro Wellington Pitt de Videira em Santa Catarina obteve e disponibilizou vários mapas de colônias situadas nas margens do Rio do Peixe em Santa Catarina. Para a mesma região, ele desenhou um mapa que cobre uma extensa área chamada de “Propriedade 15 de Novembro”. Além de desenhar o mapa, Wellington levantou os nomes dos proprietários e os anotou no mapa. Detalhes encontram-se na página correspondente.

Patrícia Diane Weber

Em sua atividade profissional, a advogada Patrícia Diane Weber, de Capinzal em Santa Catarina, visita vários cartórios da região e gentilmente se dispôs a fotografar mapas da região para incluí-los no site,

Estes mapas estão descritos na página sobre a região do Rio do Peixe.