O site contém quatro mapas que cobrem a Colônia de Blumenau em Santa Catarina. Todos foram digitalizados pelo pesquisador Bruno Kadletz. Ele fez cópias em excelente resolução, o que permite um bom nível de aproximação ao visualizar os mapas:
- SC – Blumenau – 1864
Este mapa é de 1864, dos primeiros tempos da colônia.
O mapa é bem menos preciso que o mapa de 1872 abaixo descrito. A parte mais a Oeste parece estar incorreta.
Além disso, tive dificuldades no georreferenciamento deste mapa. Os principais pontos de referência são os limites dos lote, já que as margens dos rios e arroios e as estradas podem ter se movido ao longo do tempo. Os lotes são difíceis de encontrar no mapa atual, pois a região é basicamente urbana ou então coberta de mata.
Resumindo, o mapa não tem aspiração de ser preciso, servindo apenas para uma localização aproximada dos lotes. - SC – Blumenau – 1872
Este mapa é mais recente (1872) que o precedente. Ele foi confeccionado pelo Eng. Emílio Odebrecht, o mesmo que fez o mapa de Grão Pará.
O mapa é bem mais fiel à realidade. Me parece que consegui um georreferenciamento bem melhor que o do mapa precedente. - SC – Blumenau – Cidade – 1864 e SC – Blumenau – Cidade – 1872
Estes dois pequenos mapas mostram a sede da colônia (chamada de Stadtplatz nos mapas). Ambos estavam inseridos dentro dos dois mapas precedentes. Eu os recortei, ampliei e georreferencei separadamente.
Em todos os mapas de Blumenau, os lotes estão numerados, mas não há nomes de proprietários. Proximamente, devo receber uma relação de proprietários e publicá-la no site. Quando isso ocorrer, farei uma nova postagem.
Uma curiosidade é que a numeração dos lotes é diferente nos dois mapas (no de 1864 e no de 1872). Como não pesquiso a região, não tenho uma explicação para o fato.
O link abaixo leva para o vídeo que foi feito para anunciar a disponibilidade destes mapas no site.