Blumenau – SC

O site contém quatro mapas que cobrem a Colônia de Blumenau em Santa Catarina. Todos foram digitalizados pelo pesquisador Bruno Kadletz. Ele fez cópias em excelente resolução, o que permite um bom nível de aproximação ao visualizar os mapas:

  • SC – Blumenau – 1864
    Este mapa é de 1864, dos primeiros tempos da colônia. 
    O mapa é bem menos preciso que o mapa de 1872 abaixo descrito. A parte mais a Oeste parece estar incorreta. 
    Além disso, tive dificuldades no georreferenciamento deste mapa. Os principais pontos de referência são os limites dos lote, já que as margens dos rios e arroios e as estradas podem ter se movido ao longo do tempo. Os lotes são difíceis de encontrar no mapa atual, pois a região é basicamente urbana ou então coberta de mata. 
    Resumindo, o mapa não tem aspiração de ser preciso, servindo apenas para uma localização aproximada dos lotes.
  • SC – Blumenau – 1872
    Este mapa é mais recente (1872) que o precedente. Ele foi confeccionado pelo Eng. Emílio Odebrecht, o mesmo que fez o mapa de Grão Pará.
    O mapa é bem mais fiel à realidade. Me parece que consegui um georreferenciamento bem melhor que o do mapa precedente. 
  • SC – Blumenau – Cidade – 1864 e SC – Blumenau – Cidade – 1872
    Estes dois pequenos mapas mostram a sede da colônia (chamada de Stadtplatz nos mapas). Ambos estavam inseridos dentro dos dois mapas precedentes. Eu os recortei, ampliei e georreferencei separadamente.

Em todos os mapas de Blumenau, os lotes estão numerados, mas não há nomes de proprietários. Proximamente, devo receber uma relação de proprietários e publicá-la no site. Quando isso ocorrer, farei uma nova postagem.

Uma curiosidade é que a numeração dos lotes é diferente nos dois mapas (no de 1864 e no de 1872). Como não pesquiso a região, não tenho uma explicação para o fato.

O link abaixo leva para o vídeo que foi feito para anunciar a disponibilidade destes mapas no site.