Pular para o conteúdo

Colônia Santo Ângelo

A Colônia Santo Ângelo ficava localizada ao Norte da cidade de Cachoeira do Sul. A maior parte da colônia estava localizada onde hoje se encontra o município de Agudo.

Começou a ser ocupada em 1857 e destinava-se a imigrantes alemães.

Para esta colônia, o site disponibiliza dois mapas, o mapa digitalizado de Santo Ângelo – 1948 e o mapa vetorizado de Santo Ângelo.

O mapa digitalizado é de 1948 e foi obtido por Otavio Licht:

Sem autor. Planta da Colônia Barão de Santo Ângelo. Escala 1:40.000. Sobradinho. 8/11/1948

Este mapa serviu como base para a vetorização, igualmente realizada por Otavio. O mapa tem uma boa correspondência com a realidade. A cópia que me foi passada por Otavio é de alta resolução e permite ver bem os detalhes.

O site registra proprietários para 328 lotes dos 1129 lotes que havia na colônia. Como fonte para os registros de propriedade foram usados os seguintes códice do Arquivo Histórico do RS:

  • [AP062] – (observação: parece tratar-se de numeração antiga usada pelo Arquivo Histórico do RS – refere-se a Registro de Títulos de Prazos das Colônias de Santo Ângelo e Nova Petrópolis)
  • [F1221] – Códice no Arquivo Histórico do RS – Registro de Títulos de Prazos Coloniais – Diretoria Geral da Fazenda Provincial (antigo nº 75) – Nova Petrópolis e Santo Ângelo – 1859-1869 (disponível no familyserach.org neste link)
  • [F1223] -Códice no Arquivo Histórico do RS – Registro de Títulos de Prazos Coloniais – Diretoria Geral da Fazenda Provincial (antigo nº83) – Nova Petrópolis e Santo Ângelo – 1877-1882
  • [F1224] – Códice no Arquivo Histórico do RS – Registro de Títulos de Prazos Coloniais – Diretoria Geral da Fazenda Provincial (antigo nº84) – Nova Petrópolis e Santo Ângelo – 1882-1890

Sobre o nome da colônia

Uma curiosidade acerca do mapa de 1948 usado para o site: Por alguma confusão, talvez dos cartógrafos, este mapa está identificado como sendo da colônia denominada “Barão de Santo Ângelo”, quando o nome da colônia sempre foi somente “Santo Ângelo” sem o prefixo “Barão”.

O Barão de Santo Ângelo realmente existiu, mas não tinha nenhuma relação com esta colônia.

Em versões anteriores do site, havíamos transcrito este nome de forma literal a partir do mapa.

Obrigado a Alejandro Jesus Fenker Gimeno que me apontou o problema.