Vídeos de ajuda

Esta postagem lista os vídeos que explicam o uso do GeoColony, o aplicativo que exibe os mapas. Para novos visitantes, é recomendado assistir os vídeos antes de usar o aplicativo, principalmente os três primeiros. Estes vídeos também se encontram em meu canal no Youtube.

Além deste vídeos, na barra superior de cada página do GeoColony, há um ícone com um ponto de interrogação (“?”) que leva a uma página com algumas instruções resumidas de uso.

Provavelmente é uma boa idéia assistir os vídeos no modo tela cheia, acessível através do botão que aparece no canto inferior-direito de cada vídeo.

Observações:

  • A base de mapas está em constante evolução. Os mapas mostrados nos vídeos podem diferir daqueles exibidos quando de sua visita.
  • Também o software pode sofrer alterações. Pequenos detalhes do funcionamento podem ter mudado, desde a gravação dos vídeos, mas o funcionamento geral se mantém o mesmo.
  • Estes vídeos referem-se a situação do site no início do julho de 2021.

1. Apresentação

(duração: 10:24″)

Este primeiro vídeo é recomendado para um usuário iniciante. Após uma visão geral das páginas que compõe o site e de seu menu, o vídeo explica os conceitos de mapa digitalizado e mapa vetorizado e as diferenças entre estes dois tipos de mapas.

2. Mapas vetorizados

(duração: 15:19″)

Este vídeo detalha como navegar nos mapas vetorizados usando o GeoColony. São explicados os controles que aparecem no mapa e a sua integração com o mapa da Google.

3. Mapas digitalizados

(duração: 19:34″)

Este vídeo explica como navegar nos mapas digitalizados usando o GeoColony e detalha as diferenças deste tipo de mapas com os mapas vetorizados.

4. Buscando picadas

(duração: 6:28″)

O vídeo apresenta várias formas de encontrar picadas, tanto com base no seu nome quanto com base na colônia a qual pertencem. Também mostra como recuperar picadas recentemente buscadas.

5. Buscando proprietários

(duração: 6:30″)

O GeoColony permite buscar proprietários com base em seu sobrenome. Esta busca é por similaridade, isto é, não é necessário conhecer a grafia exata do nome. Este vídeo explica como esta busca é realizada e como seus últimos resultados são guardados.

Além disso, o vídeo mostra como é possível identificar colônias, picadas e lotes que têm proprietários cadastrados.

6. Combinando os dois tipos de mapas

(duração: 20:08″)

Muitas vezes, mapas antigos feitos em diferentes épocas por diferentes autores têm inconsistências entre si. Para ajudar o pesquisador a dirimir inconsistências, bem como para combinar dados de diferentes mapas, o GeoColony permite exibir, superpostos ao mapa da Google, um mapa vetorizado e um mapa digitalizado. Este vídeo discute esta combinação,

7. Dispositivos móveis

(duração: 2:57″)

Este vídeo curto explica no que a utilização do GeoColony em dispositivos com interface de toque e tela pequena, como os celulares, se diferencia do uso em computadores com mouse e tela maior.

8. Guardando links

(duração: 2:65″)

Os links (Urls) para colônias, picadas, lotes proprietários, mapas e combinações destes podem ser guardados para referência futura ou compartilhamento com outros. Este vídeo explica como obter estes links.